A importância de acompanhar as obras

Muitos engenheiros e arquitetos não costumam acompanhar o que está sendo realizado na obra, seja por falta de tempo ou sobrecarga de tarefas. Porém, essa negligência pode determinar muitos prejuízos mais para frente, despesas desnecessárias, além de atrasos na entrega. Por isso, confira a importância de fazer a administração adequada da construção e dicas de como acompanhar a obra.

Acompanhe as etapas

O acompanhamento das obras deve ser minucioso e sistemático, levando em consideração todas as etapas envolvidas, passando pelo planejamento, compra de materiais, estocagem e o desdobramento do processo de construção.

Faça um planejamento

Quando se pensa em conjunto com os profissionais contratados, além de se saber com mais precisão o que vai ser realizado, é possível fazer uma projeção financeira de gastos com material e mão de obra. Ou seja, um planejamento prévio vai lhe proporcionar uma estimativa importante de quanto precisará investir, de o que será preciso comprar e do prazo da obra. E você terá elementos de comparação para quando for verificar o andamento da obra em si.

Controle a compra de materiais

Siga à risca o que foi planejado na hora de comprar os materiais que serão empregados na construção. Além de fazer uma boa pesquisa de preços, analise quais são os materiais mais adequados para cada área ou demanda. Controle os gastos e anote as parcelas nas compras a prazo. O bom controle da obra significa também um acompanhamento ótimo dos gastos, que você terá que passar para o contratante. Veja ainda como os objetos e matérias-primas estão sendo estocadas, para que não aconteçam perdas ou deteriorações.

Acompanhe a obra via Time Lapse e faça visitas diárias ou periódicas à construção

Depois que o espaço para trabalho já estiver bem preparado e os profissionais envolvidos já estiverem com a “mão na massa”, é importante que o dono da empreitada ou o responsável veja de perto o que está sendo feito. As visitas podem ser diárias, sobretudo naquelas obras de curta duração, mas podem ser mais espaçadas nas construções mais aprazadas e, obviamente, dependendo da rotina do interessado. Uma dica interessante para vistoriar e acompanhar o andamento e qualidade da obra é utilizar a técnica Time Lapse  para Relatório Fotográfico.

Tenha mais base para tomar decisões

Quando a obra ainda está em andamento, é o momento certo para algumas decisões críticas. Se algum equívoco estiver sendo cometido pelos profissionais, por exemplo, essa é a melhor hora para alertá-los e evitar o retrabalho e o gasto extra. Mas há circunstâncias que modificações de projeto precisam ser feitas, por conta de algum novo fator inesperado, como certos problemas de terreno, infiltrações acidentais, materiais de má qualidade aplicados anteriormente, entre outras perturbações.

Essas tomadas de decisões serão muito mais eficientes e rápidas se o dono da obra ou responsável estiver acompanhando tudo de perto, evitando os problemas de não se atingir o resultado esperado e consertos depois que a obra já estiver mais adiantada ou até acabada.

Lembre-se que o mais importante a se fazer em relação às obras é manter o controle em dia, sem deixar que as suas etapas fluam sem qualquer acompanhamento. Como estão as obras que você gerencia? Você tem feito o acompanhamento?

Conte com nossa experiências!Conheça os benefícios de usar o Time Lapse

Sabia mais > http://obrastimelapse.com/as-vantagens-do-time-lapse/